terça-feira, 22 de setembro de 2015

Seja assertivo na análise e solução de problemas

Encontre a verdadeira causa

Certa vez, um grupo de pessoas estava acusando o diabo pelos infortúnios que vinham sofrendo. O diabo defendia-se veementemente que não tinha nada a ver com os seus problemas e disse que provaria sua inocência. Com ar de debochado, pediu que o observassem.

- Estão vendo aquela cabra bebendo o leite do pote? Agora prestem atenção!

Tranquilamente o tinhoso vai em direção à cabra e tira-lhe o pote de leite e o leva até o outro lado do quintal onde uma criança que por ali brincava. Todos olhavam atônitos para o danado enquanto este, acenou com uma das mãos, cruzou os braços e ficou só observando.
A criança, não vendo o pote, tropeçou e derramou todo o leite. Sua mãe ao ver o leite derramado ficou muito brava, brigou com a criança, pegou uma vara de marmelo e “sapecou” o lombo da pobre criatura e ainda a colocou de castigo.

Enquanto isso a cabra começou a mastigar uma cortina que estava pendurada no varal. A mulher ao ver a cena, já irritada com o acontecido anterior, de raiva mandou matar o animal.
Querendo agradar ao marido que chegara de uma longa viagem, lhe preparou um churrasco com a carne da cabra. Este ao descobrir que em sua frente estava à carcaça do animal considerado de estimação e herança de seus pais, irou-se de tal maneira que sem pensar espancou a mulher.
A mulher desiludida vai para o quarto, pega o revolver e dá cabo da vida do homem.

Então o diabo voltou-se para o grupo de acusadores e disse:


- Viram só? Eu falei que não tinha nada a ver com o problema de vocês! E saiu dando gargalhadas.

Trágico não é? Esta pequena história escutei há alguns anos de um amigo meu (Sr.Izonil – sargento aposentado do corpo de bombeiros de Ponta Grossa) enquanto voltávamos para casa após um dia de trabalho. Isso muito se parece com o que acontece no mundo do trabalho.
A maioria das pessoas está acostumada a resolver problemas atacando sempre as consequências e nunca as causas (mudança do pote de leite). É muito mais fácil agirmos por impulso do que fazer uma profunda reflexão antes de uma tomada de decisão. 
Se alguém aparece com um Problema, de imediato lhes Damos a solução, sem antes mesmo parar para pensar e tentar investigar as possíveis Causas. Muitos problemas são “resolvidos” pelA metade porque as “soluções” estão voltadas para as consequências. 

Este é o mal que atormenta o povo ocidental que é a de levar os problemas na base dos “remendos”. Não há didática para a busca das causas reais dos problemas. Sai “tiro” para todo lado sem de fato resolver o problema de vez por todas. 

Em razão disso é que se faz necessário criar grupos de melhorias nos locais de trabalho que tenham autonomia para estudar os problemas com profundidade e chegar nas causas mais prováveis. Dentre as ferramentas mais utilizadas para análise e solução de problemas está o PDCA (Plan, Do, Check, Action) que se for seguido conforme orienta o modelo, trará muitos resultados positivos para a companhia. 

Contato para Consultorias e Palestras
Adm. Sérgio Ditkun
sditkun@yahoo.com.br
Currículo: http://lattes.cnpq.br/8207942550224017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Presenteie sua paquera!

Compare Preços na hora