Seja assertivo ao dar um feedback
Inevitavelmente chegou
aquele momento em que se faz necessário chamar a atenção daquele colaborador.
Você já aguentou o bastante, mas é hora de conversar. Como obter sucesso neste
momento tão significante para você e sua equipe? De que forma abordar este colaborador
sem criar ressentimentos?
Dentre tantas
habilidades técnicas que o gestor deve possuir, ainda precisa desenvolver a habilidade
humana, pois é por meio dela que o gestor tem ou não sucesso em seus
empreendimentos. Robert Katz[i]
comenta sobre três tipos de habilidades: Conceituais Técnicas e Humanas. Neste
artigo será abordada a Habilidade Humana.
HABILIDADE
HUMANA: Consiste na capacidade e no discernimento para
trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma
liderança eficaz.
Inevitavelmente chegou
aquele momento em que se faz necessário chamar a atenção daquele colaborador.
Você já aguentou o bastante, mas é hora de conversar. Como obter sucesso neste
momento tão significante para você e sua equipe? De que forma abordar este
colaborador sem criar ressentimentos?
A grande falha está em
como dar este feedback à esta pessoa, seja um colega de trabalho ou um ente
familiar. É muito mais fácil e assertivo dar um elogio do que ter que chamar a
atenção de alguém. Mas existe uma técnica que você pode utilizar: a “técnica sanduiche”.
Primeiro
deve-se lembrar de que a sua crítica é referente ao comportamento da pessoa e
não dela em si.
Antes de ir falar com a
pessoa, levante o histórico de todos os seus pontos positivos e assertivos dela.
Reserve um local onde
não serão interrompidos. Comece falando dos pontos positivos (comportamentos assertivos). Em seguida você falará sobre o comportamento inadequado dela.
Um exemplo de abordagem
para migrar ao ponto que necessita de correção, poderia ser:
- Apesar dos teus
sucessos e pontos positivos que acabei de levantar preciso falar contigo sobre
o comportamento que vem apresentando, note que estarei listando seus
comportamentos que não estão adequados (com a empresa, instituição, família,
etc.)....e em seguida pergunte: Pode me falar o que está acontecendo?
Então escute a pessoa e
descubra o que realmente está acontecendo, procure ajudá-la. Para finalizar
reforce novamente os pontos fortes listados anteriormente e quais
comportamentos são os desejáveis. Não prometa nada daquilo que não está ao seu
alcance.
Note que iniciou
abordando os pontos positivos, falou do comportamento (recheio) inadequado e
finalizou com os comportamentos esperados.
Lembre-se: se formos
chamar a atenção de alguém devermos falar sobre os comportamentos e jamais da
própria pessoa.
Contato para
Consultorias e Palestras
Adm. Sérgio Ditkun
sditkun@yahoo.com.br
Currículo: http://lattes.cnpq.br/8207942550224017
[i] KATZ, Robert L.. As habilidades de um administrador
eficiente. Ed. Nova Cultura, 1986, São Paulo.
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