sexta-feira, 18 de setembro de 2015

O terror de todo o gestor: a hora do feedback

Seja assertivo ao dar um feedback 

Inevitavelmente chegou aquele momento em que se faz necessário chamar a atenção daquele colaborador. Você já aguentou o bastante, mas é hora de conversar. Como obter sucesso neste momento tão significante para você e sua equipe? De que forma abordar este colaborador sem criar ressentimentos?

Dentre tantas habilidades técnicas que o gestor deve possuir, ainda precisa desenvolver a habilidade humana, pois é por meio dela que o gestor tem ou não sucesso em seus empreendimentos. Robert Katz[i] comenta sobre três tipos de habilidades: Conceituais Técnicas e Humanas. Neste artigo será abordada a Habilidade Humana.


HABILIDADE HUMANA: Consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.

Inevitavelmente chegou aquele momento em que se faz necessário chamar a atenção daquele colaborador. Você já aguentou o bastante, mas é hora de conversar. Como obter sucesso neste momento tão significante para você e sua equipe? De que forma abordar este colaborador sem criar ressentimentos?

A grande falha está em como dar este feedback à esta pessoa, seja um colega de trabalho ou um ente familiar. É muito mais fácil e assertivo dar um elogio do que ter que chamar a atenção de alguém. Mas existe uma técnica que você pode utilizar: a  “técnica sanduiche”.

Primeiro deve-se lembrar de que a sua crítica é referente ao comportamento da pessoa e não dela em si. 

Antes de ir falar com a pessoa, levante o histórico de todos os seus pontos positivos e assertivos dela.
Reserve um local onde não serão interrompidos. Comece falando dos pontos positivos (comportamentos assertivos). Em seguida você falará sobre o comportamento inadequado dela.

Um exemplo de abordagem para migrar ao ponto que necessita de correção, poderia ser:

- Apesar dos teus sucessos e pontos positivos que acabei de levantar preciso falar contigo sobre o comportamento que vem apresentando, note que estarei listando seus comportamentos que não estão adequados (com a empresa, instituição, família, etc.)....e em seguida pergunte: Pode me falar o que está acontecendo?

Então escute a pessoa e descubra o que realmente está acontecendo, procure ajudá-la. Para finalizar reforce novamente os pontos fortes listados anteriormente e quais comportamentos são os desejáveis. Não prometa nada daquilo que não está ao seu alcance.

Note que iniciou abordando os pontos positivos, falou do comportamento (recheio) inadequado e finalizou com os comportamentos esperados.

Lembre-se: se formos chamar a atenção de alguém devermos falar sobre os comportamentos e jamais da própria pessoa.


Contato para Consultorias e Palestras
Adm. Sérgio Ditkun
sditkun@yahoo.com.br
Currículo: http://lattes.cnpq.br/8207942550224017 




[i] KATZ, Robert L.. As habilidades de um administrador eficiente. Ed. Nova Cultura, 1986, São Paulo.

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