quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

A disciplina cedo ou tarde vencerá a inteligência

Segundo o dicionário Aurélio, disciplina é o regime de ordem imposta ou livremente consentida, “Ordem que convém ao funcionamento duma organização”, “Relações de subordinação do aluno ao mestre ou ao instrutor”, “Observância de preceitos e normas”, “Submissão a um regulamento”.

O brasileiro é um povo disciplinado? E os japoneses? E você leitor é disciplinado? A disciplina é uma palavra que nos leva na maioria das vezes para o lado negativo da palavra. Para alguns é sinônimo de castigo ou correção para outros é sinônimo de sucesso. Como pode uma palavra ter duas interpretações? Certamente depende de como fomos educados a encará-la.

Em todos os setores e desde que o mundo é mundo a disciplina faz parte de nossas vidas, pois se trata das regras de um determinado grupo com um único objetivo, manter intactas os costumes e tradições. Se quisermos entrar em determinado grupo de amigos é inevitável que tenhamos que nos adaptar ao ritmo deles, ou seja, seguir suas regras caso contrário não conseguiremos nos dar bem e seremos excluídos do grupo.

É bom ter disciplina e mais vale uma pessoa disciplinada do que a inteligente sem disciplina. Há um ditado japonês que diz o seguinte: “A disciplina cedo ou tarde vencerá a inteligência”.

O que ocorre é que há uma luta entre o lado emocional e o racional do ser humano. Muitos esperam que a vontade chegue para que algo seja feito. Não se faz a lição de casa porque está sem vontade. Não se vai ao supermercado porque está sem vontade, não se concerta a porta da sala porque está sem vontade e leva-se a vida na base da vontade. 

Muitos deixam que o lado emocional interfira nos deveres diários e enquanto isso, perde-se tempo e as coisas vão ficando de lado. O planejamento estratégico vem justamente para auxiliar na execução das ações que precisam ser feitas, tanto no lado pessoal quanto no lado profissional.

Fica a reflexão: “A disciplina cedo ou tarde vencerá a inteligência”.


Contato para Consultorias e Palestras
Adm. Sérgio Ditkun
sditkun@yahoo.com.br
Currículo: http://lattes.cnpq.br/8207942550224017 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Presenteie sua paquera!

Compare Preços na hora